Ferramentas de Dashboard
Olá pessoal. Após conhecermos, os tipos e suas características, que tal usarmos algumas ferramentas que auxiliam na criação e manutenção dos dashboards.
Na atual era de crescimento exponencial de dados (big data), profissionais de métricas/BI, e muitas organizações recorrem à utilização de ferramentas de dashboard personalizáveis.
Abaixo, selecionamos 5 (cinco) que têm sido utilizadas no mercado brasileiro. Confira:
#5 - Tableau
Menos ligado à disposição de dados em tempo real, o Tableau se destaca pela grande preocupação na visualização de dados (a famosa dataviz). Com uma interface extremamente intuitiva, o software também permite a integração de diferentes bases de dados no objetivo de criar relatórios interativos e extremamente visuais.
#4 - Klipfolio
A Klipfolio é uma ferramenta extremamente poderosa que vai muito além do trabalho em/para mídias sociais. Além de permitir agregar dados de plataformas como Google Analytics e Facebook Insights, também incorpora base de dados bem mais complexas, com integrações diretas de SQL e outras fontes. Os dashboards flexíveis podem ser gerados em tempo real, com extensa possibilidade de personalização e cruzamento de dados.
#3 - Databox
O Databox é um dos melhores aplicativos de dashboards para mobile, estando disponível além da web para iPhones, Apple Watch e smartphones Android. Com ele você será capaz de acessar e acompanhar os dados de seu negócio de onde estiver. O app permite criação de relatórios integrados com Google Analytics, Salesforce, Hubspot e outras plataformas de dados. O Databox é muito fácil de se utilizar, oferecendo uma interface limpa e prática. Está disponível para iOS ou Android.
#2 - Google Data Studio
Embora a Google já tenha em suas plataformas próprias de mídia e métricas, Adwords e Analytics, uma preocupação com a organização e visualização dos dados, no ano passado a empresa divulgou o Google Data Studio 360. Trata-se de uma ferramenta simples que permite criar, a partir de dados de serviços da própria empresa (Adwords, Analytics, YouTube, Spreadsheets, etc.), relatórios práticos e relevantes. Embora não seja tão expansivo quanto as outras opções, destaca-se pela possibilidade criativa dos reports.
#1 - Power BI
Por fim, outra concorrente de peso das demais ferramentas é a Power BI, da Microsoft. Como o próprio nome já indica, é uma poderosa ferramenta de Business Intelligence que integra diversas fontes de dados a fim de gerar insights valiosos para as empresas de maneira rápida, eficiente e prática. Assim como o Tableau, desenvolve uma forte produção de capacitação para os usuários - vídeos, artigos, FAQs, etc. - e possui uma versão gratuita bastante robusta, para qualquer um colocar a mão na massa.
São muitas as ferramentas de dashboard existentes no mercado. A sua escolha deve depender menos da capacidade de persuasão e marketing das plataformas e mais da usabilidade e funcionalidade de cada uma perante as suas necessidades profissionais.
Na atual era de crescimento exponencial de dados (big data), profissionais de métricas/BI, e muitas organizações recorrem à utilização de ferramentas de dashboard personalizáveis.
Abaixo, selecionamos 5 (cinco) que têm sido utilizadas no mercado brasileiro. Confira:
#5 - Tableau
Menos ligado à disposição de dados em tempo real, o Tableau se destaca pela grande preocupação na visualização de dados (a famosa dataviz). Com uma interface extremamente intuitiva, o software também permite a integração de diferentes bases de dados no objetivo de criar relatórios interativos e extremamente visuais.
#4 - Klipfolio
A Klipfolio é uma ferramenta extremamente poderosa que vai muito além do trabalho em/para mídias sociais. Além de permitir agregar dados de plataformas como Google Analytics e Facebook Insights, também incorpora base de dados bem mais complexas, com integrações diretas de SQL e outras fontes. Os dashboards flexíveis podem ser gerados em tempo real, com extensa possibilidade de personalização e cruzamento de dados.
#3 - Databox
O Databox é um dos melhores aplicativos de dashboards para mobile, estando disponível além da web para iPhones, Apple Watch e smartphones Android. Com ele você será capaz de acessar e acompanhar os dados de seu negócio de onde estiver. O app permite criação de relatórios integrados com Google Analytics, Salesforce, Hubspot e outras plataformas de dados. O Databox é muito fácil de se utilizar, oferecendo uma interface limpa e prática. Está disponível para iOS ou Android.
#2 - Google Data Studio
Embora a Google já tenha em suas plataformas próprias de mídia e métricas, Adwords e Analytics, uma preocupação com a organização e visualização dos dados, no ano passado a empresa divulgou o Google Data Studio 360. Trata-se de uma ferramenta simples que permite criar, a partir de dados de serviços da própria empresa (Adwords, Analytics, YouTube, Spreadsheets, etc.), relatórios práticos e relevantes. Embora não seja tão expansivo quanto as outras opções, destaca-se pela possibilidade criativa dos reports.
#1 - Power BI
Por fim, outra concorrente de peso das demais ferramentas é a Power BI, da Microsoft. Como o próprio nome já indica, é uma poderosa ferramenta de Business Intelligence que integra diversas fontes de dados a fim de gerar insights valiosos para as empresas de maneira rápida, eficiente e prática. Assim como o Tableau, desenvolve uma forte produção de capacitação para os usuários - vídeos, artigos, FAQs, etc. - e possui uma versão gratuita bastante robusta, para qualquer um colocar a mão na massa.
São muitas as ferramentas de dashboard existentes no mercado. A sua escolha deve depender menos da capacidade de persuasão e marketing das plataformas e mais da usabilidade e funcionalidade de cada uma perante as suas necessidades profissionais.
Fontes:
Olá pessoal, uma dúvida: Todas essas ferramentas são open-source?
ResponderExcluirBom dia Pablo. Nenhuma dessas 5 é open-source. Quanto ao preço, todas possui uma versão de avaliação (trial), ou gratuita com limitações. Claro que para obter todos os recursos disponíveis você vai precisar comprar uma licença ou assinatura. Obrigado por perguntar.
Excluir