Tipos de Dashboard


Agora que entendemos do que se trata um dashboard, é hora de conhecer as suas tipificações e finalidades.

No atual cenário de mercado, cada vez mais diversificado e concorrido, a busca por constante desenvolvimento e inovação tornou-se uma prática fundamental para sobrevivência das organizações. Essa procura por avanços possibilitou a ampliação da criação e do uso de métodos de gestão de negócios,
 por exemplo, com o business intelligence, que é um processo de autoconhecimento, onde as empresas coletam, analisam e monitoram informações que oferecem suporte as suas tomadas de decisão; e é para isso que são utilizados os dashboards.

Em sua totalidade no meio organizacional, os dashboards são subdivididos em três tipos: Estratégicos, táticos ou analíticos e operacionais; onde as suas variações são definidas de acordo com a finalidade, o tipo de dados, o tipo de usuário e a área em questão analisada.




A seguir as definições de cada tipo de dashboard:

- Dashboard estratégico: Os dashboards estratégicos gerenciam atividades de nível superior, mostrando informações importantes sobre o desempenho geral de um negócio, apresentando possíveis oportunidades e monitorando o progresso da empresa no alcance das metas pré-definidas.

Algumas finalidades de dashboards estratégicos:
  •  Retorno de métricas relacionadas ao nível de satisfação de clientes de um determinado meio de serviço.
  •  Apresentação dos resultados de vendas de um determinado polo de uma organização.
  •  Monitoramento de métricas relacionadas ao quantitativo de funcionários de uma organização.
  •  Análise de dados referentes ao balanço de recursos monetários por parte de um setor financeiro.


- Dashboard tático: Esse tipo de dashboard tem como finalidade principal o auxílio na visualização do cenário em que a organização ou um seu determinado setor se encontra, em comparação com as metas pré-estabelecidas, podendo também serem usadas como um meio de investigação interna e externa, através da análise de grandes volumes de dados para a obtenção de tendências e simulação de resultados.

Painéis táticos possibilitam:
  •  Apresentação de métricas que viabilizam a análise de demandas comerciais.
  •  Projeção de ações a serem tomadas no controle de riscos.
  •  Avaliação e revisão da qualidade e efetividade dos processos nos setores de produção.
  •  Estimar custos de adaptações a serem realizadas para retomada do plano pré-estabelecido.


Dashboard operacional: São ferramentas dinâmicas, que rastreiam o desempenho das atividades diárias a nível operacional, monitorando processos de negócios que mudam com frequência, além de acompanhar o desempenho atual de métricas. Em comparativo com os dashboards de nível superior, os operacionais possuem dados que são atualizados com uma frequência muito maior. 

Fontes: 

1. https://www.bidashboard.org/
2. http://reamp.com.br/blog/
3. https://www.opservices.com.br/5-exemplos-de-dashboards/

Comentários

  1. Parabéns pelo texto! Muito interessante essa explicação sobre os tipos de dashboards, afinal de contas é muito importante conhecer os tipos existentes para que possamos usar cada um no contexto correto. Uma coisa interessante que eu vi sobre os dashboards operacionais é que eles ajudam na antecipação de problemas, pois como ele trabalha com atualizações constantes de dados (como você mesmo escreveu) e análises mais específicas, é mais fácil prever problemas e tendências negativas que podem vir a acontecer. Isso melhora o processo de tomada de decisão e evita possíveis prejuízos.

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    1. Justamente! Algumas empresas ainda possuem certo receio com relação a utilização dos dashboards de nível operacional, optando apenas pelo uso dos dashboards táticos e principalmente estratégicos, creio eu que isso tem a ver com as prováveis demandas financeiras para desenvolvimento dessas ferramentas e adaptação dos processos em que elas influirão, além disso talvez exista um medo das organizações quanto talvez ao não uso da ferramenta por parte dos funcionários do setor operacional.

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  2. Parabéns pelo texto, bem completo!

    Não esperava que esse tema tão discutido em sala de aula (kkkk) fosse aparecer aqui na forma de dashboards. Gostei da descrição, ficou bastante clara sobre os tipos. Ah, seria interessante também abordar a questão de dashboards mistos (caso existam), por exemplo, um dashboard que una informações tanto táticas quanto operacionais. Valeria a pena a reflexão!

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  3. Obrigado!

    A sua ideia é interessante, como os dashboards são painéis totalmente manipuláveis e ajustáveis, eles podem se encaixar na resolução de problemas ou monitoramento de processos de mais de uma área organizacional ao mesmo tempo, contanto que eles estejam bem definidos, projetados e alinhados.
    É possível, por exemplo, que para uma análise de nível estratégico de um determinado departamento de vendas, possam existir integradamente, indicadores analíticos referentes ao nível tático organizacional, o que poderia gerar um inter-relação na comunicação desses setores organizacionais, para a realização de atividades que impactassem de alguma forma o departamento de vendas de forma estratégica e tática.

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