Business Intelligence


O que é Business Intelligence

Você precisa entender bem o que é a estratégia conhecida como Business Intelligence (BI). E então, você sabe o que é BI?

Em resumo, Business Intelligence consiste em reunir e analisar dados sobre um negócio, gerando informação que será relevante — ou melhor, crucial — para a tomada de decisões. Esses dados podem ser internos (sobre o fluxo de produção, a eficiência das operações administrativas, os prazos logísticos, entre outros) ou externos (sobre os concorrentes, o cenário econômico, as questões políticas, entre outros).

Agora que você sabe o que é Business Intelligence, fica bem mais fácil entender também o que serão as ferramentas de BI: recursos que permitem simplificar ou automatizar completamente a tarefa de coletar dados, bem como organizá-los para facilitar sua análise.

Quais são os benefícios de possuir uma ferramenta de BI?

Gestão inteligente de informações: Esse benefício é considerado um dos principais pois, a partir do momento que a empresa exerce controle sobre suas informações, pode tomar decisões estratégicas que serão baseadas na realidade da empresa.
Identificação de custos sobressalentes: Por meio de um dashboard, o profissional de BI pode identificar custos que poderiam ser cortados ou alocados. Ter esse poder disponível de forma fácil e prática é muito importante. Esse fato se explicado devido ao fato de que poder controlar o orçamento da empresa com números que não são baseados em estimativas que podem ser imprecisas e sim em números reais com validade comprovada.
 
Descoberta de oportunidades de negócios: Assim como a ferramenta de BI pode identificar custos que poderiam ser diminuídos, também pode descobrir futuras oportunidades de negócios. Como, por exemplo, mostrar numericamente qual região do país seu negócio está mais rentável ou não. Baseado nisso, pode-se pensar qual decisão estratégica tomar. Cabe dizer que todas decisões serão tomadas com fundamento vista à realidade que o dashboard mostra.



Reações rápidas às demandas do mercado: Poder controlar o seu negócio quase que instantaneamente te oferece inúmeras vantagens. Uma delas é ter o controle diário do que se passa diante do mercado e se adaptar as demandas e situações que ocorrem diariamente.

Otimização de preços: Utilizar uma ferramenta de BI possibilita que os gestores da empresa possam explorar estrategicamente o P de preço de Marketing da empresa. Uma simples nota fiscal pode auxiliar nesse processo visto que tendo acesso ao portfólio de compra dos seus consumidores, poder criar uma comunicação personalizada ganha grande facilidade para ser executada na realidade da organização. 

Dashboard – exatidão nos números apresentados: Esse benefício está centralizado no fato de que os números disponibilizados por meio do dashboard são de extrema precisão. O apresentado é a realidade diária de vendas, compras e cadastros dos clientes.




Fontes: Ferramentas de BI
O que e BI - Dashboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KPI... KP o quê?

"Nada se cria, tudo se"...

Tipos de Dashboard