KPI... KP o quê?



“Namastê!”


Estive pensando e, após me recuperar da dor de cabeça que isso me causou, cheguei a conclusão que tão importante quanto saber o que é um Dashboard, é decidir quais as informações devem ser incluídas nele.

Ainda que você saiba todos os Tipos de Dashboard e domine as Ferramentas de Dashboard mais fantásticas, será necessário ter total consciência de qual conteúdo deve ser apresentado no painel.

Se quisermos construir um Dashboard realmente eficiente e útil, temos que identificar quais as informações devem realmente ser mostradas. Os indicadores relevantes para uma determinada organização são denominados KPI (do inglês Key Performance Index). Pode-se dizer que KPI é uma ferramenta de gestão utilizada para medir a performance de uma determinada ação ou processo.

Os KPI podem ser categorizados como indicadores de produtividade, qualidade, capacidade ou estratégicos.


Não existe um normativo ou método consolidado para definição dos KPI, principalmente porque variam de negócio à negócio. Mas não se desespere jovem Noob, tenha a resposta para algumas questões básicas e você se sairá bem.

Quais as métricas realmente relevantes?


É necessário definir quais as métricas e índices definem o processo ou produto que será mostrado no Dashboard.

Qual o objetivo?


Depois de entendermos quais as métricas relvantes, temos que estabelecer um vinculo entre a métrica e o objetivo da organização, se não houver um vínculo forte e claro, a métrica deve ser descartada.

Qual o valor de referência?

Se a métrica estiver vinculada às metas da organização, então devemos conhecer sua meta, qual o valor indica sucesso ou insucesso.


É sempre bom ter mais alguma coisa em mente. Use a estratégia SMART para definir suas KPI, limite-se entre 5 e 8 indicadores e tenha sempre em mente que o KPI está sempre associado à um objetivo estabelecido.


Esses são só alguns tópicos para você iniciar, a partir daqui você poderá ir "Ao infinito e além!". Espero que a semente da curiosidade esteja depositada... "Isso fica feliz em ser útil!".

Comentários

  1. Qual seria o erro mais comum na construção de dashboards?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O erro mais comum, para quem está iniciando no mundo do dashboard, é pular a etapa de definição e/ou identificação das metas e objetivos. Esse descuido leva à outros erros estruturais como utilizar KPI irrelevantes ou incorretos, e incluir informações em excesso no painel, por exemplo.

      Excluir
  2. Ótimo texto, Oscálmi. Deixou super claro o que era o KPI e ajudou no trabalho de outra disciplina que será utilizado no dashboard. Pelo que vi, os KPIs realmente ajudam na avaliação da qualidade do dashboard.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. “Isso fica feliz em ser útil” – Andrew Martin, em O Homem Bicentenário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Nada se cria, tudo se"...

Tipos de Dashboard