Há gráfico perfeito???
Um comentário em um dos nossos posts aqui no blog ("Nada se cria, tudo se"...) trouxe aos meus pensamentos um questionamento que achei interessante e merecedor de uma nova postagem: "Qual a forma perfeita de apresentar os dados em um Dashboard?"
Inicialmente é importante ter em mente os tipos de gráficos disponíveis para apresentação dos dados. De forma simplória, podemos agrupar os gráficos em quatro tipos distintos: comparação, composição, distribuição e relação.
Comparação
É o tipo de gráfico adequado para confrontar a magnitude dos valores entre si, facilitando a visualização dos valores mínimos e máximos nos dados. Também podem ser utilizados para comparar valores no decorrer do tempo, deixando o comportamento dos dados, acedentes ou descendentes, por exemplo.
Esses gráficos são mais adequados quando precisamos responder perguntas como: “quais produtos que vendem melhor?” ou “como são nossas vendas em relação ao ano passado?”.
Composição
Gráficos de composição são usados apresentar componentes de um todo complexo e como um valor total pode ser dividido em frações. Podem apresentar não só valores relativos, mas também pode ser utilizado para mostrar diferenças absolutas.
Perguntas frequentemente respondidas nesses casos são: “qual o tamanho do mercado temos em uma região?” ou “nosso orçamento está dividido em que áreas?”.
Distribuição
Os gráficos de distribuição são utilizados para apresentar como os dados são distribuídos ao longo de um eixo acendente. O comportamento dos dados em um gráfico deste tipo pode identificar características, tais como o intervalo de valores, tendência central, forma e os outliers.
Pode ser usado para responder a perguntas como: “qual o número de clientes por faixa etária?” ou “com quantos dias de atraso estão os pagamentos?”
Relação
Adequados para visualizar a relação entre os dados e pode ser usado para encontrar correlações, outliers e aglomerados de dados.
Aplicáveis para perguntas do tipo: “há uma correlação entre gastos com publicidade e vendas para nossos produtos?” ou “como é que despesas e receitas variam por região e o que é o desvio?”.
Configuração Perfeita
Além de entender os tipos de gráficos e quando aplicar cada um deles, temos que ter em mente que a "[...] perfeição é uma utopia e a melhoria vem da observação e o aprendizado contínuo". Porém, podemos começar utilizando poucas cores, sempre em uma paleta de cores suaves para não agredir
aos olhos do leitor, ou mesmo distraí-los.
A utilização de gráficos inteligentes com design moderno e eficaz que conduzam intuitivamente à compreensão das informações. Devemos incluir legendas para potencializar a compreensão dos
das informações apresentadas.
Sugiro ainda que não estejamos presos as convenções formais, de fato Dashboard é um painel onde se apresenta os dados de forma visual, mas em algumas situações os dados de forma numérica direta, ou agregado à imagem, pode fazer a informação saltar aos olhos e invadir o entendimento do usuário. então, não tema utilizar os dados diretamente no Dashboard caso isso traga maior entendimento às informações que se quer demonstrar.
Fontes:
https://www.smartqlik.com.br/qual-tipo-de-grafico-escolher-para-seu-dashboard/
http://moodle.fgv.br/Uploads/GQPPEAD_T0007_0512/8D4_curso_dashboard_parte_11.pdf
https://ninjadoexcel.com.br/como-escolher-o-grafico-perfeito/
Comentários
Postar um comentário